28/07/2016
O que significa cada situação apontada pela Receita no extrato do IR?



Para isso, o contribuinte deve informar seu CPF, Exercício de Consulta e data de nascimento na página online da Receita e, a partir do resultado apontado, ele saberá se teve sua declaração retida ou não.

Além disso, caso a declaração de IR do contribuinte tenha mesmo caído na malha, é possível ainda pedir a antecipação da análise.
 
Entretanto, o contribuinte deve ter em mente que, ao pedir a antecipação da análise de seu caso, ele não poderá mais fazer retificações em sua declaração.
 
O que cada situação significa?
 
Ao consultar a situação da declaração de IR no site da Receita, alguns status podem aparecer.
 
Caso sua declaração conste como “Em processamento”, significa que ela foi recebida, mas seu processamento ainda não terminou. Também significa que a restituição (caso exista) não foi liberada e só será feita se nenhuma pendência for detectada até a conclusão do processamento.
 
Nesse caso, não há nada que o contribuinte possa fazer além de aguardar.

Se a situação de sua declaração constar como “Processada”, é sinal de que ela foi recebida, já teve seu processamento concluído, e o órgão não encontrou nenhuma inconsistência. Porém, a declaração ainda pode ser analisada novamente, caso outra pessoa ou empresa relacionada à sua declaração fique retida na malha fina.
 
O terceiro status que corriqueiramente aparece é “Com Pendências”. Nesse caso, quer dizer que foram encontradas pendências na declaração.
 
Para regularizar essas pendências, o contribuinte deve gerar o código de acesso e verificar, também pela internet, os detalhes das pendências. Com essa informação em mãos, é possível fazer uma retificação e, então, esperar para que a declaração seja processada novamente.
 
Porém, caso o contribuinte entenda que não há nada para ser corrigido em sua declaração, e que o erro está na informação prestada por alguma empresa, por exemplo, deve-se solicitar que o responsável por essa informação errada faça a correção.
 
Somente após revisar todos os detalhes da declaração e estar seguro de que tudo está correto, é que o contribuinte deve agendar o atendimento de antecipação.